9 cuidados essenciais para otimizar a vida útil do seu carro!

9 cuidados essenciais para otimizar a vida útil do seu carro!

Para cuidar bem do seu primeiro carro, alguns cuidados básicos são indispensáveis. Conheça alguns deles hoje!

Veja as nossas dicas sobre como conseguir aumentar a vida útil do seu carro.

Faça as revisões recomendadas

Se o seu veículo é 0 km, o fabricante tem recomendações específicas sobre de quanto em quanto tempo você deveria fazer uma revisão. Se você quer preservar seu carro novo, é muito importante respeitar esse tempo.

É claro que é um desembolso extra de dinheiro, mas o investimento vale a pena! Além disso, algumas montadoras atrelam a garantia do veículo ao fato de fazer essas revisões periódicas e você não vai querer perder a sua por uma bobagem dessas, né?

Agora, se você optou por um seminovo, o cuidado deve ser ainda maior. Como não existem nenhuma obrigatoriedade de fazer as revisões com frequência, é bom fazer uma visita ao mecânico de sua confiança de 6 em 6 meses, mais ou menos.

Assim você previne os problemas e, quando aparecerem, começa a tratá-los bem no começo, economizando um desembolso maior que poderia acontecer mais tarde.

Tenha um cuidado especial com o motor

O motor é uma das partes mais importantes do seu carro e, justamente por isso, merece uma atenção especial. Você deve ficar de olho em qualquer tipo de alteração, como barulho diferente ou a emissão de fumaça. Afinal de contas, eles podem sinalizar problemas muito maiores e é bom se prevenir!

Faça a troca de óleo e cheque periodicamente

A troca de óleo é um cuidado relativamente simples, mas poucas pessoas se preocupam em fazer na hora certa e na regularidade prevista. Mesmo na correria do dia a dia e as diversas atribuições do dia, você consegue facilmente separar alguns minutinhos e fazer isso. E olha que ter o óleo em dia é importantíssimo, então, na verdade, você está cuidando do seu carro e prevenindo problemas futuros.

O óleo é o responsável por lubrificar a movimentação das peças, fazendo com que ele seja mais fácil e não danifique nenhum sistema. O óleo lubrificante ainda ajuda a limpar o motor, eliminado diversos resíduos que se acumulam constantemente e poderiam gerar problemas maiores, como um entupimento, por exemplo.

O ideal é que a troca aconteça de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados – o que acontecer antes.

Mantenha o carro limpo

Acredite se quiser, mas manter o carro limpo é uma ótima maneira de aumentar sua vida útil. Se estiver financeiramente apertado, arregace as mangas, afinal de contas, você mesmo pode fazer isso!

Pode começar passando o aspirador, um pano molhado e uma mistura de detergente e água. Para quem não sabe, a sujeira pode impregnar depois de algum tempo, então, para manter tudo novinho, é bom manter o veículo sempre limpo.

Outra boa dica é cuidar bem dos estofamentos dos bancos. Como a maioria dos carros tem um estofamento de tecido, podem manchar ou ficar permanentemente sujos. Você pode usar um pouco dos produtos que usa para limpar os móveis estofados na sua casa (como o sofá) e assim manter tudo limpinho e novinho.

Se o banco tiver estofamento de couro, você pode usar produtos específicos que fortalecem o material e evitam as rachaduras. Quando acontecer do estofado estar desgastado ou manchado demais, não hesite e troque. Essa repaginada vai dar um up no interior veículo e até valorizá-lo.

Calibre os pneus

Esse é outro cuidado simples e que não precisa de muito tempo, já que pode fazer isso antes de ir para o trabalho, uma vez por semana. Nesse caso, tudo que você precisa é acordar 10 minutinhos mais cedo.

Ter os pneus calibrados é uma ótima maneira de aumentar a durabilidade dos seus pneus, já que o desgaste acontece de forma mais lenta e regular. Então, evite andar com os pneus acima ou abaixo da calibragem sugerida no manual do seu veículo.

Além disso, não se esqueça de fazer, periodicamente, o alinhamento e balanceamento. Essas são maneiras simples (e relativamente baratas) de evitar problemas maiores com seu carro e fazer com que seu desempenho ocorra dentro do esperado.

Dê atenção aos freios

Os freios são importantíssimos e também merecem destaque. Fique de olho a qualquer ruído ou barulho quando acioná-los, pois isso pode indicar algum problema no disco ou pastilha. Para não ficar na mão, inclua esse item na sua revisão periódica.

Evite descansar o pé na embreagem

Muitas pessoas acabam desenvolvendo a mania de dirigir com o pé esquerdo na embreagem. Pois saiba logo de cara que esse hábito pode desgastar a embreagem e reduzir a durabilidade das peças em metade do que elas durariam normalmente.

Bem, motivo de sobra para não cair nessa, concorda? Por isso, sempre deixe seu pé esquerdo apoiado no chão no carro quando não estiver usando a embreagem.

Tenha cuidado com a pintura do carro

Manter o seu carro limpo, como já tratamos, é uma ótima maneira de cuidar da pintura do veículo. Além disso, é bom cuidar da pintura sempre que esbarrar ou perceber que alguma parte desgastou (seja por uma possível colisão ou qualquer outro problema).

Manter a pintura sempre alinhada é a melhor maneira de evitar problemas como descascados e a oxidação dos metais. Outra boa dica é evitar parar no sol, já que ele pode corroer a tintura e aumentar as chances de ferrugem. Se a pintura estiver muito desgastada, talvez uma boa opção seja repintar o carro.

Tome cuidado com seu jeito de dirigir

Cuidar bem do seu veículo tem muito a ver com a maneira com que você conduz. Ter cautela, prudência e direção defensiva é ótima medida para preservar seu carro. Então, acelere devagar, passe a marcha na hora certa, freie devagar e aumente assim a quantidade de quilômetros que seu veículo vai trafegar sem grandes problemas.

Com essa lista, você tem muito em mãos para fazer do seu primeiro carro um companheiro de anos. Cuidando bem de certos detalhes, ele terá uma vida útil grande e vocês vão compartilhar muitos bons momentos!

TROCA DO ÓLEO DE CAIXA AUTOMÁTICA

 Troca-se ou não o óleo do câmbio automático?

E a resposta não é nem sim, nem não, mas depende. Do quê? Do manual do seu automóvel. Os câmbios manuais, em quase sua totalidade, já não exigem a troca do óleo. O câmbio automático pode exigir com uma elevada quilometragem que varia entre 50 mil ou até mais de 100 mil quilômetros.

E existem algumas caixas automáticas que sequer exigem a troca do óleo, ele dura a vida inteira. Entretanto, o nível do óleo do câmbio automático de qualquer carro deve ser verificado periodicamente, pois pode acontecer um vazamento que exige levar o carro para reparo.

AGORA VOCÊ PODE CONTAR COM ESTE SERVIÇO AQUI NA GALAXY!

Troque sua palheta do limpador

 

Para quem não sabe, a palheta é aquela parte com borracha no limpador de para-brisa que é responsável pela limpeza do vidro. Esse acessório é considerado

um item indispensável para a

segurança do condutor e passageiros, mas também não é à toa. Afinal, é ele quem permite uma visão nítida do trânsito mesmo em péssimas condições climáticas, principalmente durante dias chuvosos.

Quando essa peça começa a apresentar desgaste, além de perder eficiência na limpeza, pode inclusive causar danos ao braço do motor elétrico que faz o limpador se movimentar, parando de funcionar por completo. Isso acontece porque muitas pessoas não sabem quanto tempo dura a palheta do limpador de para-brisa e demoram para perceber os sinais de desgaste.

De forma geral, as palhetas precisam ser trocadas uma vez por ano, mas a vida útil desta peça pode variar de acordo com vários fatores, entre eles o uso.

Além dessas dicas, é importante se certificar da procedência da palheta para garantir que você está adquirindo um produto de qualidade e que vai trazer a segurança que você precisa. Aqui, na GALAXY LUBE, você conta com profissionais qualificados que poderão ajudar você a substituir esse acessório com muita confiança. Solicite um orçamento agora mesmo e conheça nossos serviços!

loading