Cuidados que você deve ter em dias de chuva

Mantenha as janelas limpas. A boa visibilidade é essencial para se dirigir com segurança o tempo inteiro, mas ela é ainda mais importante em momentos de chuva.

Mantenha as lanternas e os faróis do carro. Leve o veículo até um mecânico para fazer um ajuste correto das lanternas caso nunca o tenha feito

Mantenha os pneus. Os sulcos dos pneus são responsáveis pela aderência deles na estrada, motivo pelo qual é tão perigoso dirigir por aí com pneus carecas

Use os limpadores de para-brisa. Além de manter o vidro limpo, você pode manter a visibilidade na chuva usando corretamente os limpadores de para-brisa e o fluido de limpeza

Vá mais devagar. Sempre que estiver dirigindo e começar a chover, a sua primeira reação deve ser ajustar a velocidade do veículo.

Mantenha o foco. É importante prestar atenção na estrada, nos outros carros e nos pedestres o tempo inteiro, mas a atenção deve ser redobrada na chuva, onde não se pode ver bem e a habilidade de se frear é comprometida.

Acenda os faróis. Quando começar a chover, ligue os faróis dianteiros imediatamente,  independentemente da hora do dia.

Fique cerca de cinco segundos atrás do carro à sua frente. O ideal é sempre ficar alguns segundos atrás do carro da frente, mas o tempo deve ser ainda maior durante uma chuva.

Não pise com tudo no freio. Fazê-lo pode fazer com que o carro deslize para a frente e você perca o controle. Além disso, a água pode acabar entrando no freio, reduzindo a eficácia dele.

Faça curvas lentamente. Virar rápido demais o veículo em uma estrada molhada pode fazer com que as rodas se desconectem do chão, prejudicando o controle do carro e causando derrapagens.

Estacione se necessário. Não tenha medo de encostar o carro caso não se sinta confortável dirigindo. Caso não consiga ver as laterais da estrada, os carros à frente ou os arredores, encoste o carro

DICA GALAXY
PREVIOUS POST
CUIDADOS COM A EMBREAGEM
NEXT POST