As chuvas nessa temporada do ano são constantes, tornando as pistas mais escorregadias, e com os buracos os motoristas podem passar despercebidos por ficarem camuflados com a água. Redobrar a atenção se torna indispensável no trânsito para evitar possíveis acidentes e danos no veículo. As condições climáticas como o vento, frio, calor e chuva, podem comprometer a segurança no trânsito.

A chuva, por exemplo, pode alterar as condições da via, diminuir a capacidade visual do motorista e modificar padrões de condução e comportamento dos veículos. O início da chuva costuma ser mais perigoso ainda devido à mistura de água, óleo que cai na pista, pó e outros resíduos, a estrada pode ficar ainda mais escorregadia. Felizmente esses quesitos podem ser amenizados se o seu veículo estiver com a manutenção em dia, por isso, fique atento às seguintes dicas e evite sair na chuva sem antes conferi-los.

 

Visibilidade

 

Para melhorar a visibilidade é imprescindível que os limpadores de para-brisa estejam funcionando perfeitamente, ou seja, que não estejam com a borracha ressecada. Outro ponto que deve ser levado em consideração é se as lanternas do carro estão funcionando: como as setas, faróis e luz de freio, pois precisam estar revisados e regulados. Visibilidade, aderência e velocidade são três fatores que acabam despercebidos quando estamos no plano seco, mas que fazem toda a diferença quando o carro está na pista molhada.

 

Atenção com os componentes

 

Observar as condições do veículo é fundamental, deste modo, preste atenção nas dicas a seguir: faça a revisão dos freios, e caso os pneus estejam carecas tome as devidas providências, pois ficam mais escorregadios; Mantenha as palhetas do limpador de para-brisas em bom estado e os vidros limpos, desengordurados e desembaçados também; O ar-condicionado precisa estar em boas condições de uso e as luzes do veículo precisam estar funcionando corretamente.

Dias de chuva afetam potencialmente os motociclistas, pois estão mais expostos. Caso a chuva esteja muito forte, tanto motociclistas como motoristas devem se possível, parar em local seguro e voltar a trafegar apenas quando as condições melhorarem.

 

Mantenha a velocidade reduzida

 

Em dias de chuva, o mais indicado é que se mantenha a velocidade sempre reduzida. Em rodovias, evite ultrapassar a velocidade de 80 km/h, e procure sempre frear antes de atravessar poças d’água. Vale lembrar que a distância de segurança entre um veículo e outro também deve ser maior em dias de chuva. Quanto os faróis, o recomendado é que os mantenha sempre no médio. Assim, você evita ofuscar a vista dos motoristas que estão no sentido contrário.

Além das dicas de manutenção, é sempre bom levar em conta alguns quesitos na hora de dirigir com chuva, tais como não ultrapassar a distância de segurança, reduzir a velocidade, redobrar o cuidado nas ultrapassagens e ficar atento à visibilidade. Portanto, se a chuva estiver muito forte, não hesite em parar no acostamento, sempre com o pisca-alerta ligado e a devida sinalização.

Categories:

Tags:

Comments are closed

Fale Conosco
Olá podemos ajudar?