Dicas de cuidados para manter o carro sempre novo

1. Conduza o automóvel com precaução

Se você deseja manter o carro sempre novo, você precisa conduzir o automóvel com precaução. Ao adotar uma condução defensiva, o motorista zela pelo “bem-estar do veículo”. Além disso, evita aborrecimentos ou imprevistos.

2. Abasteça em postos confiáveis

Outra dica é abastecer em postos confiáveis. Alguns postos não têm filtros de bomba, o que faz com que a gasolina seja mais suja. Portanto, o condutor deve encontrar uma estação de serviço de confiança e manter-se fiel a ela, nem que o preço do combustível seja mais elevado. É sempre bom ficar atento na hora de abastecer.

Evite abastecer o automóvel se o tanque de combustível de uma estação de serviço acabar de ser testado, pois a turbulência gerada pela entrada do combustível pode levantar sedimentos e estes podem entupir o filtro do combustível e injetores.

3. Mantenha os pneus sempre calibrados

Essa é uma outra dica para quem deseja manter o carro sempre novo. Segundo uma pesquisa da Michelin, 45% dos motoristas rodam com pressão fora dos limites recomendados. Uma pressão abaixo da recomendada pode reduzir a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumentar o consumo de combustível e favorecer o risco de explosão e acidentes na pista.

4. Verifique sempre o nível do fluído do radiador

O radiador resfria o motor do carro e faz circular o fluido de arrefecimento. Se há vazamento no sistema, o fluído fica no nível baixo e faz o motor superaquecer, causando danos potenciais no veículo. Para você manter o carro sempre novo, verifique o nível do radiador.

5. Respeite a potência do automóvel

Isso parece ser uma besteira, mas muitos proprietários de automóveis exigem dos veículos as qualidades que eles não tem.

Portanto, saiba que o carro foi projetado, fabricado, desenhado e testado para ser usado de uma determinada maneira. Forçar os limites além da conta desgastam as peças mais rapidamente, além de comprometer a segurança do veículo.

6. Tenha atenção na hora de trocar os filtros e os fluídos

Outra dica que também serve para você é ter atenção na hora de trocar os filtros e fluídos. Consulte o manual do proprietário do automóvel para saber a hora certa de trocar os fluídos como o óleo do carter, fluído de freio, de direção hidráulica e dos filtros. Essa é uma etapa muito importante, pois garante o bom funcionamento do carro.

7. Preste atenção aos pneus

Quando não se faz o alinhamento e o balanceamento dos pneus, o automóvel fica desconfortável para dirigir. Diga à seu cliente a importância de alinhar e balancear o automóvel, e contar com uma empresa capacitada para isso.

8. Evite os trancos

No passado, quando um carro não dava a partida, fazia-o pegar no tranco. Hoje, isso deve ser evitado nos carros modernos. O famoso tranco pode desregular a parte eletrônica do automóvel e comprometer o funcionamento do veículo. Se o carro não pegar, é melhor fazer uma “chupeta” ou acionar o seguro.

9. Mantenha o carro limpo

Outra dica para manter o carro sempre novo é trazê-lo sempre limpo.  O automóvel deve ser limpo não apenas por fora, mas por dentro. A sujeira em seu interior pode se incrustar, causar mau cheiro e tornar-se um problemão para o proprietário do veículo.

Fique atento quando voltar de algum passeio ou da praia, pois além de causar uma boa imagem, é muito bom andar com o carro limpinho, não é verdade?

Filtros do seu veículo
PREVIOUS POST
Dicas de cuidados para manter o carro sempre novo
NEXT POST