Tem carro com seguro mas só roda no fim de semana?

Seja novo, seminovo ou usado, seu veículo precisa da mesma manutenção feita em outros que rodam diariamente.

A falta de rodagem também pode levar aos mesmos problemas mecânicos e elétricos dos carros do dia-a-dia.

O primeiro problema pode ser identificado logo ao dar a partida. O motor que fica desligado por muito tempo pode ter seus componentes ressecados e isso dificulta o seu acionamento. Separamos neste post algumas dicas para você que só roda nos fins de semana para o lazer ou para as compras.

1 – Ligue o carro uma vez na semana

Dar a partida no veículo, ao menos uma vez durante a semana, auxilia na lubrificação do motor e mantém o funcionamento correto da bateria, evitando o seu arreio. Deixe o carro ligado por, pelo menos, 10 minutos, tempo suficiente para evitar quaisquer danos relativos a lubrificação e a bateria.

2 – Verifique a calibragem dos pneus

Carro parado pode ter seus pneus esvaziados mais facilmente. Ao sair, vá ao posto mais próximo e verifique a calibragem das quatro rodas e também do estepe. Lembre-se de que a calibragem correta dos pneus previne desgastes maiores, faz com que o veículo rode dentro dos padrões de fábrica e evita o consumo excessivo de combustível.

3 – Verifique o escapamento

Em carros que são usados com menor intensidade, a água presente nos combustíveis deposita-se no sistema de escape. Dessa forma, o abafador pode se corroer e abrir um buraco no escapamento. Caso ocorra algum dano relacionado, peça o auxílio do seu mecânico de confiança.

4 – Luzes no painel

Dicas para o carro que roda só no fim de semana, painel

Ao ligar o veículo, verifique se há alguma luz do painel diferente da convencional. Se sim, é o alerta de que algo está fora do padrão e pode colocar em risco o funcionamento do carro.

5 – Lave-o quinzenalmente

A poeira pode provocar riscos na pintura e levar até o ressecamento. Usar uma capa também pode ser uma ótima solução.

6 – Faça revisões periódicas

Já falamos aqui no blog sobre a importância das revisões periódicas. O recomendável é que a revisão seja feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, dependendo da rodagem do veículo. O prazo exato consta no manual do proprietário do veículo, que pode variar de acordo com o modelo em questão.

7 – Verifique o nível da água e do óleo

Dicas para o carro que roda só no fim de semana, nível do óleo

É importante checar periodicamente o nível da água no radiador, para evitar o superaquecimento do veículo, principalmente se o seu carro não roda muito. O líquido deve ser adicionado ao sistema de arrefecimento somente com o veículo ligado, uma vez que o seu volume se expande com a atividade do motor.

O nível do lubrificante também deve ser verificado, para garantir que não haverá nada fora do padrão estabelecido pelo fabricante para o bom funcionamento do seu carro.

8 – Mantenha o seguro do veículo

Tenha sempre por perto a apólice e o cartão com o número de contato da seguradora. O seguro representa a sua tranquilidade em situações adversas, devido às várias assistências e facilidades oferecidas.

E no fim de semana, você lá com a família, daí vem uma pane elétrica. Somente com o seguro, este ou qualquer outro problema não vão te deixar com o estresse desnecessário, porque você sabe com quem pode contar.

9 – Tenha um mecânico de confiança

O mecânico que faz a manutenção do seu carro é como um médico da família. Deve ser uma pessoa confiável, que saiba o que está fazendo e que tenha boas referências. Mas, muitas vezes, é difícil analisar o quanto a oficina é adequada, ou balancear custo e benefício do serviço, pois são muitas coisas a serem consideradas.

Nem sempre uma indicação garante que o serviço é de confiança. Quando se trata de manutenção, é preciso ter um bom olho para identificar quando um serviço está sendo bem feito, pois isso é o que vai garantir a sua segurança e a do seu veículo.

Tá calor demais? Veja o que verificar no ar-condicionado para não sofrer
PREVIOUS POST
DICAS PARA PROTEGER SEU CARRO DO SOL
NEXT POST